Toda empresa estabelece, logo no início de suas atividades, a sua missão e visão. A primeira diz respeito ao propósito da empresa existir; a segunda, fala sobre a situação em que a empresa deseja chegar em um período definido de tempo.
Esses dois conceitos levam aos objetivos e metas que a empresa deseja alcançar nos próximos anos, e é a partir deles que teremos os indicadores de desempenho que servirão de métricas que mostram se a gestão está indo no caminho certo ou não.
Então, cria-se o planejamento estratégico, recurso importantíssimo, que simboliza o passo inicial em direção a um objetivo e que abrange a empresa como um todo, orientando as atividades para que as metas estabelecidas sejam atingidas.
Objetivos e metas são, portanto, meios de alavancar uma empresa ou de mantê-la competitiva no mercado. Internamente, são fatores importantes para promover o engajamento e a motivação dos colaboradores com a organização e com o seu trabalho.
Ter um propósito é importante para qualquer ser humano, pois motiva e orienta suas ações. São os objetivos da empresa que indicam aos funcionários o que precisa ser feito ou desenvolvido e quanto esforço será necessário investir.
Assim, os colaboradores realizam seu trabalho de forma consciente. Eles assumem a responsabilidade de atingir as suas metas e sentem-se importantes ao perceber seus esforços como parte dos resultados. Os objetivos incentivam as pessoas a darem o melhor de si mesmas, estimulando-as a melhorar o desempenho.
Mas para que o colaborador se sinta motivado, é necessário que estes objetivos sejam claros e atingíveis. Logo, deve partir da organização incentivar esse interesse e propor tarefas atraentes para o trabalhador, as quais devem ser alcançadas gradualmente, considerando as diferenças individuais das pessoas.
A questão é pensar em objetivos e metas de forma consciente e realista e, antes de tudo, valorizar os recursos humanos, considerando a espontaneidade de cada um individualmente, não apenas sua capacidade estratégica.
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