Planejamento estratégico para o terceiro setor

7 mar, 2022

Se planejar estrategicamente consiste em listar os objetivos da entidade e a partir disso criar ações para que as metas sejam alcançadas trazendo os melhores resultados para a organização.

Esse planejamento faz parte da rotina de qualquer negócio, porém, quando falamos de terceiro setor, ele funciona, na maioria das vezes, para a captação de recursos e incentivos financeiros.

Para saber nortear as suas campanhas para esse propósito, é preciso sempre considerar a história da empresa. Ou seja, observar o que já foi realizado, o que deu certo, o que deu errado e o que poderia ser feito diferente.

Analisando esses fatores e com objetivos bem definidos fica mais fácil mapear as melhores formas de atingi-los.

Implementar o planejamento estratégico em uma entidade sem fins lucrativos pode parecer fácil. Entretanto, é uma atividade que requer objetivos claros, organização e determinação de todos os envolvidos.

O primeiro passo é saber quem é o seu público e entender a maneira correta de se comunicar com ele. Saber onde ele está e qual a linguagem adequada para as conversas. Então esse ponto precisa ser estudado minuciosamente para que a estratégia funcione.

Muitas pessoas acreditam que este assunto deve ser tratado apenas pelos gestores. Com tudo, é preciso contar com o comprometimento de todos que fazem parte da organização para que as engrenagens funcionem.

Planejamento Estratégico Terceiro Setor

Todo colaborador possui o seu papel e pode contribuir com os objetivos  da entidade. Então, ouvir o que cada um tem a dizer é essencial para construir juntos um planejamento estratégico mais assertivo.

Com isso, se faz necessário criar um cronograma de ações que devem ser colocadas em prática e controlar todas elas, sempre mensurando seus resultados. É preciso de muito foco e determinação nessa etapa.

Uma dica é fazer reuniões periódicas com a equipe para discutir as tarefas em andamento, controlando o que foi feito e o que precisa ser realizado para atingir cada objetivo de curto, médio e longo prazos.

O sucesso de um planejamento estratégico depende de boas métricas de avaliação e de indicadores de desempenho. Afinal, não adianta realizar inúmeras ações em busca de um objetivo sem conferir periodicamente se elas estão dando resultados.

Com essa análise você entende quais são as ações e campanhas que estão dando certo e o que ainda precisa ser aperfeiçoado. E assim, percebe o momento ideal para reformular e readequar o planejamento estratégico para atingir os objetivos com mais facilidade.

Confira mais posts

O que é a Sonegação de impostos?

O que é a Sonegação de impostos?

A contabilidade do terceiro setor tem base na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 10.19.1.3), que aborda as entidades sem finalidade de lucro ― fundações, associações, organizações religiosas de direito privado, partidos políticos e entidades sindicais.

ler mais
Análise constante do fluxo de caixa

Análise constante do fluxo de caixa

Além de manter-se informado sobre tudo o que acontece no negócio, analisar o fluxo de caixa é uma maneira eficiente de diminuir custos. Saiba mais

Análise constante do fluxo de caixa

Análise constante do fluxo de caixa

Além de manter-se informado sobre tudo o que acontece no negócio, analisar o fluxo de caixa é uma maneira eficiente de diminuir custos. Saiba mais

0 Comments

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *